terça-feira, 28 de outubro de 2008

Interferência

Se ninguém estiver usando uma WLAN ou outro dispositivo de 2.4 GHz a, aproximadamente, 800 metros de distância, você não precisará se preocupar com interferência na rede. Isso está se tornando pouco provável a cada dia. Outros serviços de rede, junto com os telefones sem fio, fornos de microondas, sistemas de iluminação externa e brinquedos controlados por rádio, usam o mesmo conjunto de freqüências.

O tipo de modulação de rádio usado pelas WLANs supostamente supera a interferência de todos aqueles serviços. Isso na teoria. Na prática, entretanto, os receptores, nos seus pontos de acesso e adaptadores de redes, podem sintonizar com o canal que supostamente contém um sinal Wi-Fi adequado.

Se existir muita interferência de rádio ao seu redor, você provavelmente descobrirá isso durante a sondagem do local.

Você pode fazer duas tentativas para reduzir ou eliminar a interferência: remover a fonte de interferência ou mover a rede para um canal diferente. A alteração dos canais geralmente é a mais fácil, mas nem sempre é eficiente, pois a fonte de interferência pode ser uma frequência de rádio que salta através da banda de 2.4 GHz.

Para tentar eliminar a interferência siga os seguintes passos, na ordem:

1. Mova para um canal diferente pelo menos cinco números distante daquele no qual se encontrou o problema.

2. Tente descobrir se existe um telefone sem fio, um forno de microondas ou algum outro dispositivo que opere a 2.4

GHz. Se possível, substitua o dispositivo por outro que opere em uma freqüência diferente, como um telefone sem fio de 900 MHz.

3. Se você puder alterar a potência de saída dos rádios nos seus pontos de acesso e adaptadores de interface, certifique-se se estão definidos com a configuração alta (geralmente 100 mW).

4. Pergunte aos seus vizinhos se eles estão usando uma rede wireless.

5. Tente substituir as antenas onidirecionais por direcionais, a fim de aumentar a força do sinal e a sensitividade dos receptores. Talvez você precise mudar o ponto de acesso para outro local, ou adicionar mais pontos de acesso, para cobrir a mesma área.

Após isso, você não tem muito o que fazer, exceto se conformar com uma fraca performance ou substituir a sua rede

Wi-Fi de 2.4 GHz por uma rede wireless 802.11a que opere a 5.2 GHz.

Você pode encontrar outra fonte de interferência, mas ela provavelmente não ficará evidente até que sua rede tenha sido colocada em operação por algum tempo. À medida que a WLAN se popularizar entre seus usuários, cada vez mais estes poderão usar a rede no mesmo instante, e a performance geral será deteriorada. Para resolver esse tipo de problema, adicione mais pontos de acesso que operem em canais diferentes.

Nenhum comentário: