terça-feira, 28 de outubro de 2008

Segurança de rede Wireless

As redes wireless não são seguras. São suficientemente seguras para muitos usuários a maior parte do tempo, mas é impossível tornar uma rede Wi-Fi absolutamente privada.

A mais pura verdade é que alguém que queira dedicar tempo e esforço suficientes para monitorar os sinais de rádio provavelmente poderá descobrir uma maneira de interceptar e ler os dados neles contidos.

A criptografia e outros métodos de segurança podem dificultar o roubo dos dados, mas não proporcionam uma proteção completa contra um bisbilhoteiro realmente dedicado. Para tornar as coisas ainda mais perigosas, muitos gerentes de rede e usuários wireless domésticos deixam as portas e janelas de suas redes escancaradas para invasores, ao negligenciar o uso da criptografia e de outros recursos de segurança incorporados em cada AP e nó de rede do 802.11b.

Na primavera de 2001, o San Francisco Chronicle publicou que um especialista em segurança de rede, com uma antena direcional montada no teto de uma van, consegui fazer o logon em uma média de meia dúzia de redes wireless por quarteirão. É importante entender que estamos falando de dois tipos diferentes de ameaças à segurança em uma WLAN. O primeiro é o perigo de um forasteiro conectar-se à sua rede sem o seu conhecimento ou permissão; o segundo, é a possibilidade de que um invasor dedicado roube dados à medida em que você os envia ou recebe. Cada um representa um diferente problema em potencial e exige uma abordagem diferente para a prevenção e proteção.

Nenhum comentário: