segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Vantagens e Desvantagens Wireless

Vantagens da rede Wireless:

Mobilidade
Sistemas de Acessos Wireless podem prover aos usuários acesso à Internet em tempo real em qualquer lugar da área de cobertura.

Alta imunidade a ruídos
Os rádios utilizados operam na frequência 2,4 GHz. Eles trabalham num sistema de espalhamento de freqüência ou Spread Spectrum, o que aumenta drasticamente a imunidade as interferências, garantindo a qualidade do sinal e a integridade das informações.

Conexão Permanente
Com o Acesso Wireless, a conexão com a Internet é permanente. Você permanece on-line 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Escalabilidade
Os Acessos Wireless podem ser configurados segundo diversas topologias de acordo com as necessidades da área de cobertura. As configurações podem ser facilmente adaptadas desde poucos usuários até centenas.

Segurança
O sistema WEP suporta encriptação Wired Equivalente Privacy, com chave de até 128 bits.

Não Usa o Telefone
A linha telefônica fica livre enquanto você navega na Internet. Não existe tarifação de impulso telefônico.

Instalação rápida e simples
Instalação de uma antena externa e um Wireless Modem conectado na rede do assinante.

Flexibilidade
Tecnologia sem fio permite que as redes cheguem aonde cabos não podem ir.

Baixo Custo de manutenção
O custo fixo mensal de um Acesso Wireless é menor do que aquele fornecido pela concorrência da rede Ethernet e ainda com a mesma velocidade.

Desvantagens da rede Wireless:

Custo de implantação
Os “Wireless Modems”, em geral, 10 vezes mais caros que os adaptadores para redes sem fio e aproximadamente 2 vezes que os ADSL, porém a implementação de redes sem fio reduz significativamente os custos mensais de manutenção em redes “Wired” o que proporciona uma rápida recuperação do capital investido nestes equipamentos.

Soluções proprietárias
Devido ao lento procedimento de padronização, muitas empresas precisam apresentar soluções proprietárias, oferecendo funções padronizadas mais características adicionais. Porém, estas características adicionais funcionam apenas quando adaptadores do mesmo fabricante são utilizados em todos os nós da rede.

Restrições
Todos os produtos sem fio precisam respeitar os regulamentos da ANATEL. Um grande empecilho é a falta de Homologação dos equipamentos por parte dos fornecedores, o que restringe a escolha a muito poucos.

Visada Direta
A propagação radioelétrica na freqüência de 2.4 GHz exige ter “Visada Direta” entre as antenas, alem de uma cuidadosa engenharia na escolha das mesmas.



Um comentário:

mery jenny disse...

ola,estou fazendo um trabalho e satisfeita com as informações deste site elas foram muito importantes.
Gostaria de termos mais informação sobre a Ethernet atual.
Bjss
cami!